quarta-feira, 7 de abril de 2010

Resíduos no lugar certo !

Aterros Sanitários
O Aterro Sanitário da Extrema está instalado em uma área de 9 hectares, já degradada pela ação extrativista de saibro. Localizado no Lami, zona sul de Porto Alegre, recebe cerca da metade dos resíduos domiciliares gerados na cidade. É constituído de onze patamares com alturas variando de 10 a 30 m. O início de sua operação foi em 16 de junho de 1997.
O monitoramento das águas superficiais e subterrâneas já havia iniciado em 1996 no período pré-operacional. Quando começou a disposição de resíduos no aterro, além do prosseguimento do monitoramento das águas, iniciou-se o monitoramento dos líquidos percolados, que após passar por um leito de brita (filtro biológico) são captados em um tanque de equalização. De lá, são transportado para a estação de tratamento de esgotos do município.
Esta obra foi concebida dentro de um criterioso projeto de engenharia, onde foram utilizadas as melhores técnicas disponíveis para empreendimentos de tal porte. O projeto foi elaborado visando garantir a qualidade ambiental da região através de um sistema de impermeabilização, que consiste em uma camada de argila, uma manta de PEAD (polietileno de alta densidade), protegida por uma manta geotextil, evitando assim, a contaminação do lençol freático. Estas características, sem dúvida, colocam o Aterro da Extrema entre os melhores do país.

Esta publicação foi enviada pelo aluno: Anderson Romite da turma:200

Nenhum comentário:

Postar um comentário