quinta-feira, 15 de abril de 2010
quarta-feira, 14 de abril de 2010
As queimadas
A história das queimadas no Brasil
Basil mais conservado.
Brasil vai criar 10 milhões de hectares de unidades de conservação
reunião com os presidentes dos parlamentos da Noruega, Dag Tarje Andersen, e do Povo Sami, Egil Olli, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse nesta segunda-feira (12/4)que iniciativas como o Fundo Amazônia podem mostrar ao mundo que o Brasil é capaz de assumir seus compromissos e reduzir o desmatamento da Floresta Amazônica.
Ela falou à comitiva norueguesa que o Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa) faz parte da estratégia brasileira para criar novas unidades de conservação (UC), e adiantou que serão criados 10 milhões de hectares de UCs na Amazônia nos próximos 10 anos, na segunda fase do Arpa. Nos últimos sete anos, o Brasil foi responsável pela criação de 70% de todas as unidades de conservação criadas no mundo. Para a ministra, o Fundo Amazônia é a base para a implementação do Programa.
A Noruega foi o primeiro país a fazer doação para o Fundo Amazônia. No primeiro ano, foram doados US$ 140 milhões. O governo norueguês anunciou, no entanto, que suas doações podem totalizar US$ 1 bilhão até 2015, condicionadas à redução do desmatamento nos anos anteriores. A ministra disse que o governo brasileiro trabalha na capacitação social para que todos os grupos da região amazônica interessados possam enviar seus projetos e requerer recursos do Fundo.
Ela destacou a redução de 51% do desmatamento da Amazônia de agosto de 2009 a fevereiro de 2010, comparado ao mesmo período anterior. "É uma queda sobre o menor índice da história", salientou Izabella, ao lembrar que entre agosto de 2008 e julho de 2009 o Brasil registrou a menor taxa de devastação dos últimos 21 anos (quando o monitoramento começou a ser feito), com 7 km² de floresta desmatada.
A ministra explicou ao presidente Andersen que a queda é resultado tanto das ações de repressão ao crime ambiental executadas pela Comissão Interministerial de Combate ao Crimes e Infrações Ambientais (Ciccia) - que conta com o Ibama, Polícia Federal e Força Nacional - quanto das alternativas sustentáveis para os municípios e povos da floresta. Dentre elas, as políticas para a sociobiodiversidade, como a que garante preço mínimo para produtos como o açaí, babaçu, borracha, carnaúba, castanha, pequi e piaçava.
Para este ano, Izabella adiantou que dez novos itens serão incluídos nesta lista. A garantia de preço mínimo para esses produtos proporciona renda para as comunidades tradicionais e amplia a proteção da floresta, uma vez que as árvores em pé garantem o sustento das populações locais.
A ministra também citou a operação Arco Verde, que leva alternativas de desenvolvimento sustentável para os 43 municípios que mais desmataram a Amazônia em 2008.
Para ela, o Macrozoneamento Ecológico-Econômico da Amazônia Legal vai permitir o desenvolvimento sustentável da região, tanto na área urbana quanto na rural.
Mudança climática - Izabella pediu ainda o apoio dos noruegueses à convenção do clima, que acontecerá em dezembro em Cancún. Segundo ela, o Brasil vai "trabalhar fortemente" pelo diálogo entre os países a fim de
alcançar um bom resultado na conferência. ASCOM.
Esta foi o assunto que o aluno: Leonardo Custódio da turma: 200 enviou ao nosso blog
terça-feira, 13 de abril de 2010
O que é ecossistema?
Entenda o ecossistema: faz parte de um sistema, todos os componentes abióticos (sem vida), como, por exemplo, minerais, íons, compostos orgânicos e clima (temperatura, precipitações e outros fatores físicos).
Faça a sua parte!
Pequenos detalhes que ajudam a conservar o meio ambiente
Algumas pessoas se perguntam " O que fazer na prática para melhorar o meio ambiente?". Na maioria das vezes, esses atos que fazemos para contribuir com a preservação do meio ambiente são fáceis e simples de se fazer.
Aí vai uma lista de idéias que para alguns, além de certos itens não parecerem importantes, são feitos sem o mínimo esforço, mas que se pararmos para pensar, percebemos como são importantes para a nossa vida e todos os seres vivos
- Reciclar o lixo.
- Andar de bicicleta, ônibus ou a pé sempre que puder.
- Não demorar muito no banho.
- Quando lavar louça, passe sabão em tudo, e só depois enxagüe.
- Troque as suas lâmpadas convencionais por fluorescentes
- Use sacolas ecológicas para suas compras.
- Tem um espaço livre no seu quintal? Plante uma árvore!
- Apague as luzes quando sair do local que estiver.
- Compre papel reciclado.
- Usou um lado do papel? Errou? Use o outro lado.
- Feche a torneira para escovar os dentes e ou fazer a barba.
- Use balde para lavar o carro.
segunda-feira, 12 de abril de 2010
sexta-feira, 9 de abril de 2010
Lixão do pacífico
Entre o litoral da Califórnia e o Havaí, uma área enorme ganhou um triste apelido: o Lixão do Pacífico. Levadas pela corrente marítima, toneladas e toneladas de sujeira, produzidas pelo homem, se acumulam num lugar que já foi um paraíso.
Um oceano de plástico, uma sopa intragável, de tamanho incerto e aproximadamente 1,6 mil quilômetros da costa entre a Califórnia e o Havaí e que, segundo estimativas, seria maior do que a soma de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás.
É o Pacífico, o maior dos oceanos, agredido pela humanidade onde a humanidade raramente chega. Há plástico e plâncton, lixo e alimento, tudo misturado. Poluindo o paraíso, confundindo as aves, criando anomalias .
Esta reportagem foi enviada pela aluna:Gabriela Palau da turma:200
A vida dos animais.
Meio ambiente protegido.
quarta-feira, 7 de abril de 2010
Resíduos no lugar certo !
segunda-feira, 5 de abril de 2010
Biodiversidade
Pode ser definida como a variedade e a variabilidade existente entre os organismos vivos e as complexidades ecológicas nas quais elas ocorrem. Ela pode ser entendida como uma associação de vários componentes hierárquicos: ecossistema, comunidade, espécies, populações e genes em u uma área definida. A biodiversidade varia com as diferentes regiões ecológicas, sendo maior nas r regiões tropicais do que nos climas temperados.
“significa a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte; compreendendo ainda a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas’’
A A diversidade biológica possui, além de seu valor intrínseco, valor ecológico, genético, social,econômico, científico, educacional, cultural, recreativo e estético. Com tamanha importância, épreciso evitar a perda da biodiversidade e cada vez mais preservá-la.
E este assunto foi enviado pela aluna Frances da turma: 200